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CONFIRA

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Política e Gestão da Educação na Rede Estadual Paulista (1995-2018)

Para quem não é da área de Política Educacional ou para quem quiser se iniciar nela, este livro é um interessante caminho para se compreender a sua complexidade e suas contradições. O fato, inédito na política, de um partido estar governando um estado por mais de 20 anos, como é o caso do PSDB em São Paulo, não significa necessariamente a implantação de políticas semelhantes ou de continuidade. Contradições e reações sociais vão sempre estar presentes. Esta é a riqueza do livro Política e Gestão na Rede Estadual Paulista, 1995 - 2018: trazer a público 24 anos de gestão no estado de São Paulo, analisando um a um os principais projetos implementados nos diferentes governos. (Lisete Arelaro)

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Relação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Educação na Rede Estadual Paulista (1995-2018)

As pesquisas indicam que a flexibilização e a precarização do trabalho no campo da educação estão inseridas em um projeto político de mudanças na concepção, na composição e na direção do Estado, construído na década de 1990 e que se mantém. As pesquisas nos permitem relativizar a hipótese de desengajamento do Estado, fortalece a concepção de que há um redirecionamento e recomposição na articulação das esferas do mercado e estatal. As formas assumidas pelas políticas educacionais e de emprego o setor público reiteram essa hipótese. As pesquisadoras e os pesquisadores mobilizados no livro nos provocam: quais são as consequências das estratégias estatais de flexibilização e precarização do trabalho educacional no setor público? (Aparecida Neri de Souza)

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Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista (1995-2018)

Este livro oferece elementos para a compreensão das políticas educacionais paulistas, notadamente as políticas curriculares no estado de São Paulo, da segunda metade da década de 1990 até o ano de 2018, evidenciando a estreita vinculação com modelos desenvolvidos em outros países. Os capítulos do livro abrem ao leitor a possibilidade de compreensão dos caminhos assumidos no processo de chegada ao que se vive hoje no país. São particularmente relevantes por rearmarem pautas já encampadas por tantas e tantos na história do Brasil; se, por um lado, revelam escolhas e interesses que fragilizam a educação escolar, por outro convidam à luta pela escola pública de qualidade para todas(os), tão necessária hoje e sempre. (Cláudia Valentina A. Galian)

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Ensino médio e juventude em luta - Política educacional e ação estudantil em São Paulo

Este livro é parte de uma coleção de obras que resultam da pesquisa sobre os 23 anos da política educacional no estado de São Paulo (1995-2018), realizado por um grande grupo de pesquisadores e pesquisadoras entre 2018 e 2021. A investigação, realizada em eixos, possibilitou que as obras dialogassem e, ao mesmo tempo, tivessem recortes únicos.

Este livro, portanto, se dedicou a pensar como estudantes, jovens, adolescentes, vivenciaram a política educacional a partir de 2010.

Com um vasto levantamento bibliográfico, abordagens teóricas de campos diversos das ciências humanas e metodologia qualitativa, os textos buscam analisar a relação entre a vivência estudantil e a política educacional, sem, no entanto, deixar evidente a tensão e o conflitos que são constituintes de quaisquer generalizações em um universo de tamanha diversidade de uma rede de ensino tão grande e desigual quanto a paulista.

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Escola Pública - Práticas e pesquisas em Educação

Assim como a(o)s estudantes mostraram nas ocupações de 2015 que a escola é lugar de humanização, de respeito, de direitos, de partilhar opiniões, de desafios e desejos, em Escola pública: práticas e pesquisas em Educação, 16 defensora(e)s do direito à educação de qualidade social disponibilizam resultados de seus estudos em linguagem simples e objetiva. Os textos tratam de temas educacionais básicos, cumprindo um papel inédito de analisar criticamente a política de governos paulistas durante 25 anos para uma área que não pode mais ficar sujeita apenas a "especialistas, técnica(o)s e gestora(e)s", mas ser tratada como espaço democrático e plural. Essa "gestão para resultados" trouxe retrocessos sociais, e a presente coletânea traz contribuições para superá-los. Conheça e se aproprie desse importante conteúdo!

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